9 de fevereiro de 2017

Pulgas

      

Como Controlamos

Ao entrar em contato com a Imuniprag, disponibilizaremos os mais variados recursos para que o problema seja resolvido de forma rápida, eficiente e com excelente relação custo/benefício.

Atuando com profissionais permanentemente treinados dentro dos padrões técnicos internacionais, faremos uma vistoria no local para:

  • Identificar a espécie de pulga, sua localização e intensidade da infestação;
  • Identificar o tipo de construção ou ambiente a ser tratado.
  • Selecionar a forma e as técnicas mais adequadas à intervenção, considerando:- A sensibilidade dos ambientes (berçário, depósito de alimentos,etc.)
    –  A segurança das pessoas e animais
    –  Risco de contaminação do meio ambiente ( reservatórios, poços,etc.)
  • Determinar o material e defensivo químico adequados para interromper a infestação e prevenir novos ataques.

Após uma cuidadosa inspeção iniciaremos o tratamento com :

  • Aplicação pela pulverização em toda área do chão.
  • Aplicação de produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa a atingir partes que na pulverização normal não atinge.

Como Vivem

Insetos que se alimentam basicamente de sangue quando adulto. Depositam de 300 a 500 ovos, os quais darão origem a larvas e estas, após sua metamorfose dentro de casulos (pupas), se transformam em pulgas adultas. Existem cerca de 1100 espécies de pulgas, sendo que no Brasil, as mais conhecidas são:

Pulga do rato: Xenopsylla cheops;
Pulga do cão:Ctenocephalides canis;
Pulga do gato: Ctenocephalides felis;
Pulga do homem:Pulex irritans;
Bicho do pé: Tundra penetrans.

Podem se desenvolver em ciclos de duas semanas ou permanecer inertes, ficando, assim, sem se alimentar por até um ano.
São encontradas em frestas de pisos, carpetes, galpões, vestiários, sofás e canis. Medem aproximadamente 8,5mm. São achatadas e possuem pernas adaptadas para saltar.
Em seu ciclo, a pulga assume quatro formas:

Ovos – Apesar de serem depositados na pelagem do hospedeiro (Ex.: cachorro), os ovos não aderem nem à pele nem aos pêlos do cachorro. Como são escorregadios, eles caem logo no chão, ficando nas frestas do piso, cerdas dos tapetes e carpetes do ambiente. Portanto, podem ser encontrados em qualquer lugar por onde passe um cachorro infestado por pulgas. Os ovos da pulga adulta se transformam em larvas

Larva – As larvas de pulgas evitam a luz, se movimentando para baixo. Portanto, ficam bem escondidas num nível mais profundo dos tapetes, frestas e camas dos cachorros, assim como os ovos. Ao eclodirem, elas passam por duas mudas (transformações) e depois se transformam em pupas. A larva madura transforma-se em pupa.

Pupa – Pouco falamos nesta forma, mas ela é muito importante! A pupa é uma forma dentro de um casulo capaz de sobreviver no ambiente por mais de 6 meses. Por ser viscoso, o casulo é rapidamente coberto com resíduos do ambiente que servem para camuflá-lo. A pupa também se esconde da luz e na maioria das vezes fica tão escondida que por mais que se limpe a casa ou utilize aspirador de pó,é muito difícil acabar com ela.

Pulga Adulta – A pulga adulta é a que vemos geralmente no cachorro. Ela também pode estar na casinha, na cama ou na coberta do cachorro. A pulga põe ovos e se alimenta de sangue, sendo que sua preferência é pelo sangue dos cachorros que é mais quente que o do ser humano. Ao contrário das larvas, as pulgas recém-eclodidas se movem em direção à luz, ou seja, para a parte superior dos pêlos dos tapetes e da cama dos animais e ficam à espera de um hospedeiro, por exemplo, um cachorro. Também podem subir em capas de sofás, pernas de cadeiras, cortinas e outros móveis.

Danos

As picadas, tanto no homem quanto nos animais, são bastante incômodas. Podem causar prurido interno, já que pessoas mais sensíveis desenvolvem processos alérgicos.

Doenças:
Um dos principais aspectos na importância do controle desse inseto é que as pulgas do rato são transmissoras da Peste Bubônica e Tifo

Trabalho Preventivo Como Prioridade

  • Retirar o acúmulo de poeira e detritos em frestas de assoalho, carpete, tapetes etc…
  • Manter o assoalho e as junções do rodapé, calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante.
  • Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, para evitar instalação por pulgas provenientes dos mesmos.
  • Cuidar da higiene dos cães, gatos e outros animais domésticos, mantendo sempre limpos seus locais de repouso.
1
Olá, em que podemos ajudar ?
Powered by