![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Como Controlamos
Ao entrar em contato com a Imuniprag, disponibilizaremos os mais variados recursos para que o problema seja resolvido de forma rápida, eficiente e com excelente relação custo/benefício.
Atuando com profissionais permanentemente treinados dentro dos padrões técnicos internacionais, faremos uma vistoria no local para:
- Identificar a espécie de roedor, sua localização e intensidade da infestação;
- Identificar o tipo de construção ou ambiente a ser tratado.
- Selecionar a forma e as técnicas mais adequadas à intervenção, considerando:
– A sensibilidade dos ambientes (berçário, depósito de alimentos,etc.)
– A segurança das pessoas e animai
– Risco de contaminação do meio ambiente (reservatórios, poços,etc.) - Determinar o material e defensivo químico adequados para interromper a infestação e prevenir novos ataques.
Após uma cuidadosa inspeção iniciaremos o tratamento com :
- Mapeamento dos locais, com colação de P.I.P. (Posto de Iscagem Permanente).
- Um compartimento lacrado e fixo para colocação das iscas veneno (granulada ou parafinada). Estas iscas serão preparadas com atrativos (essências), de acordo com os produtos atacados pelos os roedores, sendo o seu principio ativo derivados de cumarina.
ROEDORES
Universalmente temidos e abominados, os ratos, as ratazanas e os camundongos, vem acompanhando o homem na maioria das áreas habitadas do mundo.
A facilidade de adaptação permitiu que estes roedores ocupassem, ao longo de vários séculos, todos os continentes, inclusive ilhas isoladas do Oceano Pacífico.
O despejo irregular do lixo e o descuido do homem na manipulação de alimentos são fatores que também favorecem a dispersão destes roedores.
No ambiente urbano, os roedores são responsáveis por grandes prejuízos econômicos, contaminando alimentos e ocasionando, inclusive, incêndios ao roerem o isolamento de fios elétrico.
Ratazanas, ratos e camundongos têm excelente capacidade de adaptação. São onívoros e consomem diariamente cerca de um décimo do seu peso em alimento.
Possuem dois pares de dentes incisivos (um par no maxilar superior e um par no maxilar inferior), revestidos externamente por uma camada de esmalte muito resistente. Estes dentes crescem até 3 milímetros por semana. Para desgastá-los roem objetos de grande resistência, tais como: concreto, chumbo e madeira.
A capacidade de reprodução dos roedores é extraordinária. Um casal pode produzir mais de 15.000 descendentes por ano, porém este número se reduz de forma drástica devido à ação de fatores limitativos que controlam o equilíbrio entre reprodução, migração e morte. Destacando-se: inimigos naturais, doenças, disponibilidade de alimentos e abrigos, etc.
Principais Espécies Urbanas
Ratazanas (Rattus Norvegicus)
É o mais comum dos roedores urbanos. Tem hábitos noturnos, sedentários e agressivos. Normalmente vivem nas áreas externas das residências. Abrigam-se em tocas (ninheiros) e galerias que cavam as fundações dos edifícios, em depósitos de lixo, nos jardins, à beira de córrego ou valas. A rede de esgoto ou de escoamento pluvial, também, serve como abrigo para estes roedores.
No interior de residências, abrigam-se entre pisos e paredes, nos espaços mortos de armários, etc…
O corpo é robusto, podendo alcançar 25 cm de comprimento sendo revestido com pelos de coloração castanho-acinzentada. A cauda é grossa, pouco peluda e mais curta do que o conjunto cabeça e corpo. O focinho é rombudo, as orelhas são pequenas e dispostas para trás, encostadas à cabeça. Os pés traseiros são bem desenvolvidos, chegando a medir 37 mm.
As fezes são grandes, escuras, cilíndricas e apresentam as extremidades arredondadas.
Vivem um ano em média. Atingem a maturidade sexual entre o segundo ou terceiro mês de vida. O período de gestação é de 22 dias, parindo oito ou dez filhotes por ninhada, procriando quatro ou cinco vezes por ano.
Possuem hábitos semi-aquáticos e são excelentes nadadoras. Alimentam-se preferencialmente de peixes, carnes e cereais. Dificilmente ficam abrigadas em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.
Rato (Rattus rattus)
Conhecidos como “ratos de forro”, são menores do que as ratazanas, ágeis e possuem o focinho afilado. A cauda é mais longa do que o conjunto cabeça e corpo, possibilitando um melhor equilíbrio. A coloração varia entre o preto e o cinza escuro. As orelhas são grandes e proeminentes. As fezes são fusiformes, medindo cerca de 12 mm.
Vivem cerca de 1 ano. A maturidade sexual é atingida entre o segundo e o terceiro mês de vida. O período médio de gestação é de 22 dias, parindo 4 e 8 filhotes anualmente com 5 a 6 ninhadas por ano.
Abrigam-se acima do nível do solo. Em residências escondem-se em forros e sótãos. Nas áreas abertas, preferem o topo das árvores.
São onívoros, preferem frutas, legumes e cereais. Dificilmente abrigam-se em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.
Camundongos (Mus musculus)
É o menor dos roedores domésticos. Tem tamanho aproximado de 18 cm, sendo 9 cm de corpo e 9 cm de cauda. Seu peso é aproximadamente de 15 gramas. O corpo é pequeno e delicado, revestido com pelos de coloração acinzentada. As orelhas são proeminentes e os olhos são vivos e salientes. As fezes são pequenas, finas e com as pontas afiladas, podendo ser confundidas com as fezes de baratas.
Vivem cerca de um ano e com 2 meses (68 dias) já são considerados adultos. O período de gestação é de aproximadamente 19 dias e a ninhada comum varia de 4 a 8 filhotes. Procriam 7 ou 8 vezes por ano.
São onívoros. Tem preferência alimentar por cereais.
Abrigam-se em espaços de paredes, de armários, de móveis, ou até mesmo entre os gêneros armazenados. Dificilmente distanciam-se mais do que 9 metros entre o local de abrigo e a fonte de alimentação. Geralmente são confundidos com filhotes de ratazanas ou de ratos.
Habilidades Sensoriais
Olfato : Bastante apurado, com memorização dos diferentes gostos experimentados. Repelem alimentos deteriorados.
Tato : O sentido mais desenvolvido, ao nível de certos pelos sensoriais distribuídos pelo corpo e dos bigodes ou vibrissas, que são de grande utilidade para o seu deslocamento, beirando as superfícies laterais das paredes e dos obstáculos.
Audição : É um dos sentidos mais desenvolvidos, ajuda a detectar e escapar do perigo com antecedência. São sensíveis aos ultra-sons, mas adaptam-se aos mesmos, em pouco tempo.
Visão : Os ratos enxergam mal e não conseguem distinguir cores. Mas são bastante sensíveis às variações de intensidade luminosa, o que confere aos mesmos capacidade imediata de perceber movimentos.
Habilidades Fisicas
• Passando a cabeça são capazes de se locomover pelo interior de canos, conduítes e tubulações de diversos tamanhos.
• Roem vários tipos de materiais considerados duros, entre eles, madeira, tijolos, chumbo, alumínio, etc.
• Sustentam a respiração por até 3 minutos, e nadando dentro de um cano de esgoto, podem facilmente penetrar em um residência através do vaso sanitário. Exímios nadadores, alcançando distâncias até 800 metros.
• Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que estejam separados de uma parede por até 7,5 cm de distância, apoiando as patas no cano e as costas na parede ou vice-versa
• Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que tenham até 9,5 cm de diâmetro, abraçando-se neles.
• Pulam verticalmente cerca de 1 metro de altura, partindo do chão.
• Caminham e equilibram-se sobre qualquer tipo de cano ou conduite horizontal.
• Acessam andares superiores de edificações, através do interior de canos e calhas com diâmetro entre 4 e 10 cm, usando para isso o apoio de suas patas e costas.
• Cavam tocas verticais no solo podendo atingir até 1,25 metros de profundidade.
• Ganham andares superiores de construções fazendo uso somente de quina de duas paredes como sustentação.
• Não sofrem qualquer tipo de ferimento em quedas até 15 metros de altura.
• Saltam horizontalmente até 1,2 metros de distância, partindo da imobilidade.
• As ratazanas e os ratos de telhado ou pretos vivem em colônias localizadas em lugares bem definidos. Já os camundongos formam apenas casais que se mantém juntos até o fim da vida.
• Os roedores exercem suas atividades predominantes à noite. Iniciam a procura de alimentos ao anoitecer e um repasse antes do nascer do dia. Apenas quando houver uma superpopulação ou falta de alimento ou de perigo serão vistos durante o dia.
Trabalho Preventivo Como Prioridade
- Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimento. Determinar um local comum para refeições e colocar os restos de alimentos em recipientes fechados.
- Recolher os restos em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana.
- Colocar sacos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.
- Não acumular objetos inúteis ou em desuso.
- Não utilizar terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para vazamento de lixo.
- Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados.
- Remover e não permitir que sejam feitos amontoados de restos de construções, lixo, galhos, troncos ou pedras.
- Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.
- Colocar telas removíveis em abertura de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.