9 de fevereiro de 2017

Traças

      

Como Controlamos

Ao entrar em contato com a Imuniprag, disponibilizaremos os mais variados recursos para que o problema seja resolvido de forma rápida, eficiente e com excelente relação custo/benefício.

Atuando com profissionais permanentemente treinados dentro dos padrões técnicos internacionais, faremos uma vistoria no local para:

  • Identificar a espécie de traça, sua localização e intensidade da infestação;
  • Identificar o tipo de construção ou ambiente a ser tratado.
  • Selecionar a forma e as técnicas mais adequadas à intervenção, considerando:

    – A sensibilidade dos ambientes (berçário, depósito de alimentos,etc.)
    – A segurança das pessoas e animais
    – Risco de contaminação do meio ambiente ( reservatórios, poços,etc.)

  • Determinar o material e defensivo químico adequados para interromper a infestação e prevenir novos ataques.

Após uma cuidadosa inspeção iniciaremos o tratamento com :

  • Aplicação pela pulverização em toda área do chão.
  • Aplicação de produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa a atingir partes que na pulverização normal não atinge.

Como Vivem

Também conhecida como “traça prateada”, não apresentam asas e variam de tamanho podendo ir de 0,85 á 1,3cm dependendo da espécie. São onívoros, podendo se alimentar de uma infinidade de produtos como papel, farinhas, tecidos entre outros. Vivem am ambientes escuros e úmidos.

Lembram um peixe prateado por isso em inglês é denominado “silverfish”. A maioria das espécies encontradas nos centros urbanos tem coloração cinza prata.

Em bibliotecas causam danos incalculáveis, sendo necessário um controle rigoroso.

São pequenas mariposas e possuem o desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa. As formas jovens ficam protegidas em um casulo achatado de cor clara em forma de losango aderidas a superfície de móveis, paredes e atrás de portas e portais.

Traça das Roupas

As traças das roupas pertencem à Ordem Lepidoptera, particularmente à família Tineidae, e são microlepidópteros que atacam roupas de lã, tapetes, peles de animais, etc.

As traças das roupas possuem coloração clara e medem aproximadamente 1,2-1,5 cm de comprimento. Apresentam na cabeça tufos de pêlos avermelhados e as antenas são um pouco mais escuras do que o restante do corpo.

Traças dos livros

As traças dos livros, também chamadas de traças prateadas, pertencem à Ordem Thysanura e são insetos que se alimentam de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, sendo muito comuns em residências, onde podem causar danos pelo ataque aos cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), roupas engomadas e tecidos de “rayon”. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”.

As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. Seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).As traças dos livros podem ocasionar enormes danos às roupas e papéis. Quando presentes nas bibliotecas, há necessidade de controle periódico (anual). Este insetos são desprovidos de asas, apresentam o corpo alongado e com apêndices caudais longos, filiformes, muito característicos.

Traças dos cereais

A traça-dos-cereais é uma praga de superfície de massa que não causa grandes prejuízos nos produtos armazenados a granel, como milho e trigo. Nos produtos ensacados os danos têm maior importância devido à maior superfície exposta. Essa praga apresenta a característica de alimentar-se preferencialmente do embrião dos grãos. Atacam principalmente milho, trigo, fumo, cacau, arroz, aveia, cevada, feijão e soja.

A fêmea põe de 100 a 400 ovos, que são colocados isoladamente ou em grupos sobre os grãos. São de coloração branca, apresentando tonalidade rosada em algumas partes do corpo. As larvas, quando totalmente desenvolvidas, tecem um casulo de seda branca no anterior da qual se forma a pupa, principalmente nas fendas e frestas de paredes ou nos pontos de contato da sacaria. São mariposas de 20 mm de envergadura.

A cabeça e o tórax são pardo-avermelhados, as asas anteriores com dois terços distais também são avermelhados e com o terço basal de coloração acinzentada, com alguns pontos escuros muito nítidos. Esse primeiro par de asas é bastante característico e permite a diferenciação dessa espécie de outras traças. Possui ciclo de vida de, no mínimo, 26 dias. Não se alimentam e possuem hábitos noturnos.

Trabalho Preventivo Como Prioridade

  • Evitar acúmulo de umidade;
  • Evitar acúmulo de papéis velhos; 
  • Limpar periodicamente livros e estantes; 
  • Não deixar roupas por muito tempo acumulado em locais escuros; 
  • Passá-las antes de guardar, esse procedimento mata os ovos; 
  • Passar aspirador de pó para limpar frestas e cantos.
1
Olá, em que podemos ajudar ?
Powered by